Site Overlay

Microfisioterapia: Patologias e queixas apresentadas pelos pacientes atendidos

Introdução: A Microfisioterapia é uma técnica manual que consiste em identificar a causa primária do sintoma e estimular a auto cura do organismo, não se opondo a outras terapias e podendo ser utilizada com objetivo terapêutico e/ou preventivo. Os princípios básicos são semelhantes aos da homeopatia e está incluída nos novos paradigmas de ciência da saúde, onde a temática principal é a busca da saúde integral com o reequilíbrio orgânico. No Brasil ainda é uma terapia pouco conhecida pela comunidade em geral.

Objetivo: O objetivo deste estudo foi identificar as principais queixas e as patologias de base dos pacientes que procuram a Microfisioterapia como recurso terapêutico.

Método: Foi um estudo transversal descritivo, em um cadastro de pacientes que se submeteram à Microfisioterapia no período de junho de 2013 à julho de 2014. Este estudo obedece todos os critérios do Comitê de Ética para este perfil de pesquisa. Foi utilizada a técnica de categorização para agrupamento dos resultados coletados. Participaram do estudo 177 pessoas, escolhidas aleatoriamente, dentro de um banco dados.

Resultados: Do total de 177 pacientes avaliados, praticamente a metade, 50,28%, apresentaram como queixa principal doenças osteomioarticulares, seguido de ansiedade, em 22,59%, alterações de Sistema Nervoso Autônomo (SNA), 15,81% e depressão, em 9,6% dos pacientes avaliados. A enxaqueca aparece em 9,03% das respostas e alterações do sono, em 7,9% dos casos. A abordagem preventiva também foi indicada por 9,6% dos participantes. As patologias de base, relatadas pelos pacientes que participaram da pesquisa, são: 60,45% depressão, 38,41% rinite, 24,85% gastrite, 17,51% dermatite, 15,81% alteração do funcionamento da tireoide, 12,99% hipertensão arterial sistêmica e 33,89% relataram apresentar outras patologias de base.

Conclusão: As doenças osteomioarticulares, como queixa principal para maioria dos participantes, se justifica pela maior atuação da fisioterapia convencional junto à área ortopédica e reumática. As demais queixas registradas neste estudo apontam a diversidade da Microfisioterapia como um recurso terapêutico e sua possível eficácia. A abordagem preventiva também foi destacada e pode demostrar que a população está se conscientizando e buscando inovações para a manutenção da saúde integral.

Palavras-chave: Microfisioterapia, terapias complementares, patologias, queixas principais.

Keywords: Micro kinesiotherapie, complementary therapies, pathology, main complaints.

Nome dos autores: Eliani de Souza, Arruda; Mariana Cristina Stockler, Mann; Manoela de Paula, Ferreira.

 

Tabela de Patologias de Base e Queixas Principais

 

Patologias de base

Quantidade de pessoas

 

Queixa Principal

Quantidade  de queixas

Depressão

107

Dores generalizadas (osteomioarticulares)

89

Rinite

68

Ansiedade

40

Outros

60

Alterações SNA

28

Gastrite

44

Depressão

17

Dermatite

31

Prevenção (manutenção)

17

Hipo/Hipertireoidismo

28

Enxaqueca

16

Hipertensão Arterial

23

Alterações do sono

14

Colesterol alto

22

Questões emocionais

14

Hérnia de hiato

21

Insônia

11

Infecção Urinária

20

Alterações viscerais

10

Hérnia de disco

12

Outros

10

Bronquite

11

Alterações endócrinas

6

Cardiopatia

11

Rinite/Sinusite

6

Asma

10

Sobrepeso

5

Diabetes

9

Alergias

4

Esofagite

8

Alterações Cardiovasculares

4

Insuficiência Renal

1

 Alterações respiratórias

4

Infecções

4

Câncer

2

Tratamento para engravidar

2