Site Overlay

Microfisioterapia: Avaliação Quantitativa de Melhora do Sintoma

Introdução: A Microfisioterapia é uma terapia manual, diagnóstica e terapêutica, de origem francesa. Tem como base a anatomia, embriologia e a filogênese e princípios básicos semelhantes aos da homeopatia. Busca identificar a causa primaria do sintoma e estimular um processo de auto reorganização e reequilíbrio orgânico por intermédio da micro palpação.

Objetivo: O objetivo deste estudo foi identificar o grau de melhora dos sintomas orgânicos, avaliado pelos próprios pacientes, após a realização da Microfisioterapia.

Método: Trata-se de um estudo transversal descritivo realizado em um cadastro de pacientes que se submeteram à Microfisioterapia. Esses dados foram coletados entre junho de 2013 à agosto de 2014. Este estudo obedece todos os critérios do Comitê de Ética para este perfil de pesquisa. Foi utilizada uma avaliação quantitativa, numérica de 1 a 10, sendo 10 a melhor condição de melhora do sintoma principal. Esse avaliação numérica é apontada pela paciente no retorno para a 2º consulta e depois, novamente, na 3º consulta. A análise dos dados foi feita de forma descritiva utilizando o software Excel 2007 para Windows.

Resultados: Entre a primeira e a segunda consulta, foram selecionados aleatoriamente 183 pessoas, destas, 53,55% referiram melhora entre as notas 7 e 9, tendo como a nota 8 a mais referida pelos pacientes (53 pessoas), e a nota 2 como a menor referida (2 pessoas). Destacando que esta nota refere-se à melhora do sintoma principal referido na primeira consulta. Já entre a segunda e terceira consulta foram selecionados 114 pessoas, destes, 66,66% referiram melhora entre 7 a 9, tendo como 8 a nota mais referida (40 pessoas) seguida das notas 7, 6 e 5. Foi possível observar que as avaliações entre 7 e 9 totalizaram a maior porcentagem nos 2 momentos porém com maior incidência entre a segunda e a terceira consulta.

Conclusão: Com base neste estudo foi identificado uma avaliação satisfatória de melhora do sintoma pelos indivíduos que utilizam a Microfisioterapia como um recurso terapêutico. Sendo uma abordagem de tratamento pouco conhecida pela comunidade em geral, este estudo apresenta uma contribuição para a área específica em questão. Em se tratando de uma nova abordagem terapêutica sugere-se outros estudos utilizando outras metodologias de avaliação quantitativa.

Palavras-chave: Microfisioterapia, terapias complementares, avaliação.

Keywords: Micro kinesiotherapie, complementary therapies, evaluation.

Nome completo dos autores: Eliani Souza, Arruda; Cleisi da Cruz, Cazarim; Debora Martins de, Oliveira; Mariana Cristina Stockler, Mann; Manoela de Paula, Ferreira.

tab