Site Overlay

Perfil Biossocial das pessoas que buscam a Microfisioterapia no Brasil

Introdução: A Microfisioterapia é uma terapia manual, diagnóstica e terapêutica, de origem francesa, que se utiliza dos conhecimentos da anatomia, embriologia e filogênese para identificar as causas primarias do sintoma e estimular um processo de auto, reorganização e reequilíbrio orgânico. No Brasil essa ainda é uma abordagem pouco conhecida pela comunidade em geral, e desperta, muitas vezes, o questionamento sobre o perfil das pessoas que buscam a Microfisioterapia.

Objetivo: O objetivo deste estudo foi identificar o perfil biossocial dos indivíduos que buscam a Microfisioterapia, como uma abordagem terapêutica, atualmente no Brasil.

Método: Trata-se de um Estudo Transversal Descritivo realizado em um cadastro de pacientes que se submeteram à Microfisioterapia entre junho de 2013 e junho de 2014. Este estudo obedece todos os critérios do Comitê de Ética para este perfil de pesquisa. Foram selecionados, aleatoriamente, 165 pacientes participantes, sendo 124 mulheres e 41 homens. As variáveis analisadas neste estudo foram: gênero, polaridade cerebral dominante, faixa etária, estado civil e atividade ocupacional.

Resultados: Neste estudo o gênero foi definido por 75,15% de mulheres, sendo a maioria destras (63,03%). A faixa etária apresenta uma abrangência de 20 dias de vida à 94 anos de idade, sendo o grupo de 30 a 39 anos (21,81%) com maior porcentagem. Quanto ao item estado civil, 37,57% das mulheres e 11,51% dos homens são casados. No quesito atividade ocupacional observa-se que 24,84% atuam na área de exatas, em maior número os administradores de empresa, seguido de 20,6% de estudantes, 18,18% na área de humanas, sendo os advogados o maior número deste grupo, 18,18% são profissionais liberais, especialmente empresários, 13,33% são da área biológica, grupo composto especialmente por psicólogos, dentistas e médicos e 7,87% são aposentados.

Conclusão: Com base neste estudo foi identificado que o perfil biossocial dos indivíduos que buscam a Microfisioterapia, como um recurso terapêutico, é muito eclético em todas as variáveis investigadas, apontando o grande universo de aplicabilidade e aceitação desta abordagem de tratamento no Brasil.

Palavras-chave: Microfisioterapia, terapias complementares, perfil dos pacientes.

Keywords: Micro kinesiotherapie, complementary therapies, profile of patients.

Nome completo dos autores: Eliani Souza, Arruda; Cleisi da Cruz, Cazarim; Debora, Martins de, Oliveira; Mariana Cristina Stockler, Mann; Manoela de Paula, Ferreira.

imgart