Os criadores da técnica mapearam o corpo em vias, níveis e pontos que permite ir desde uma área de bloqueio, ou de perda de mobilidade do tecido corporal, até os níveis de liberação dessas áreas que são ativados de acordo com cada tecido embrionário.
Essas áreas de bloqueio, percebidas pela palpação suave, são traços de uma disfunção deixada por uma agressão, externa ou interna, e que o organismo não conseguiu recuperar. Nós, profissionais microfisioterapeutas, estudamos os mapas e treinamos as mãos para rastrear o corpo buscando, por meio dos toques suaves, áreas de bloqueios e seus trajetos de liberação.
Fundamentos da Microfisioterapia
A fundamentação teórica que embasa a Microfisioterapia vem de estudos criteriosos de:
- EMBRIOLOGIA que estuda a formação embrionária do corpo desde as células até a estrutura completa.
- ONTOGENIA que estuda a formação do individuo desde a fecundação até a velhice.
- ANATOMIA e BIOLOGIA HUMANA que estudam a estrutura e funcionamento do corpo humano.
- Atualmente estudos da NEUROCIENCIA também têm colaborado para melhor compreensão e comprovação da aplicação e dos resultados terapêuticos da Microfisioterapia.
A consulta de Microfisioterapia
Para a consulta é necessário uso de roupas leves, paciente deitado em uma maca e em ambiente climatizado.
Tempo da consulta, em media, 60 minutos divididos entre a coleta de dados iniciais, o atendimento em si e as orientações finais.
O intervalo entre consultas pode ser de 50 a 90 dias, para que o organismo tenha o seu tempo para realizar as correções. Esse intervalo será definido de acordo com cada caso.
Os resultados serão percebidos desde a primeira consulta, no entanto, o número de atendimentos necessários será definido pela patologia apresentada e pela evolução de cada paciente.
Lembrando que se trata de uma técnica e, portanto, como em qualquer outro procedimento ou tratamento, os resultados são distintos em cada paciente, tendo aqueles que, aparentemente, não respondem ao tratamento.
De forma preventiva pode-se realizar uma sessão por ano, ou a cada 6 meses, ou quando tiver algum novo sintoma agudo.
Quem pode fazer a microfisioterapia
A Microfisioterapia é um método não invasivo, que respeita os limites do organismo e, portanto, pode ser aplicado desde o bebê até o idoso, sem contra-indicação.
Quais as Indicações da Microfisioterapia
A Microfisioterapia tem um amplo campo de aplicabilidade, dentro da visão complementar e integrativa, e trabalha em parceria com outros profissionais. Portanto a Microfisioterapia não substitui nenhum outro tratamento realizado pelo paciente.
A Microfisioterapia é indicada para:
- LESOES TRAUMATICAS DE REPETICAO entorses, tendinites, bursites, entre outras
- PATOLOGIAS CRONICAS OSTEOARTICULARES artrite, artrose, entre outras
- DORES MUSCULARES OU ARTICULARES cervicalgias, lombalgias, entre outras
- DISTURBIOS SOMATO-EMOCIONAIS depressão, pânico, ansiedade, entre outras
- DISFUNÇÕES GASTROINTESTINAIS Síndrome do Intestino Irritado, gastrite, refluxo, entre outras
- DISFUNÇÕESHORMONAIS endometriose, alterações ou disfunções do ciclo menstrual, entre outras
- ALERGIAS EM GERAL dermatites em geral, rinites, entre outras
- ENXAQUECA
- DISTURBIOS DO SONO insônia, despertares noturnos
- PATOLOGIAS RESPIRATÓRIAS bronquite, asma, sinusite, entre outras
- DISFUNCOES ORGANICAS cistites, enureses, entre outras
- PATOLOGIAS AUTOIMUNE lúpus, fibromialgias, entre outras
É importante destacar que a Microfisioterapia não se opõe aos tratamentos convencionais (medicamentos, cirurgias, terapia física, psicológica, nutricional ou outras) podendo ser empregada como um tratamento complementar sem prejuízo de outras técnicas e tratamentos. Lembrando que se trata de uma técnica e, portanto, como em qualquer outro procedimento, os resultados são distintos em cada paciente, tendo aqueles, aparentemente, que não respondem ao tratamento.
Quantas consultas de microfisioterapia são necessárias
Depende de cada caso, as variáveis são múltiplas e cada organismo apresenta um ritmo de resistência e propensão à melhora e/ou cura.
Os cuidados após a consulta, como se hidratar, cuidar da respiração e seguir as demais orientações específicas em cada caso, são imprescindíveis para um bom resultado.
As patologias crônicas, podem necessitar de um número maior de consultas e existem casos em que a patologia tratada não apresenta grande evolução porque a lesão especifica está em outros campos de investigação.
Em geral, na primeira consulta os resultados já são percebidos e, em média, o tratamento pode durar entre três a cinco consultas.
Cuidados após a MIcrofisioterapia
Após a Microfisioterapia faz-se necessário ingerir grande quantidade de líquidos, especialmente água, para hidratação e limpeza das células.
A respiração lenta e profunda é importante para melhor oxigenação celular.
Horas de sono adequado, por volta de 8 horas, ajudam no processo de reparação do corpo.
Esses cuidados irão facilitar o trabalho do organismo e potencializar a eficácia da terapia.
Reação após a microfisioterapia
Podem ocorrer reações físicas ou orgânicas como sonolência ou outra reação suave nas 24 a 72 horas após a consulta. Na maioria das vezes, recomenda-se repouso físico para reparar a sensação de cansaço. O cansaço deve-se ao processo de resolução ou limpeza do organismo e, em geral, desaparece em poucas horas. A sensação de bem-estar e equilíbrio também pode ser perceptível ao paciente desde o primeiro momento.